17.7.07

Herrar é umano.

Já faz algum tempo que eu ouvi a frase: "o inteligente aprende com seus próprios erros, o sábio com o erro dos outros."É verdade que ela é bem clichê e não me surpreenderia se a visse num pára-choque de caminhão mas, a bendita frase me fez pensar. Ela é o meu argumento favorito para todas aquelas ofertas acompanhadas do "como você sabe se é ruim se nunca experimentou?" Eu acredito que errar é uma forma eficaz de aprender, isso é evidente. Não é à toa que a questão que se erra na prova fica martelando na cabeça, já as que se acerta dificilmente são lembradas. Mas não acredito que seja a única, muito menos a melhor forma de aprender.

Daí eu fico pensando nos erros, os inevitáveis erros, os irritantes erros, os humanos erros. No outros eles se tornam uma constante fonte de irritação e incômodo insuportáveis. Em nós pequenas distrações e displicências perfeitamente desculpáveis. O mais irônico é que os mesmos defeitos que são veementemente destacados nos outros passam desapercebidos pelos nossos olhos cheios de auto-preservação.


Não, não estou querendo pregar uma lição de moral aqui. Até porque a carapuça me serve. Só desabafando uma hipocrisia que tava aqui me entalando.

------------------------------------------------------------------

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7:5





Até a próxima.

(Que dessa vez não vai demorar tanto assim..)

6 comentários:

rafael disse...

primeiramente, espero que nao demore mesmo. eu gosto dos seus textos. uma coisa que me deixa com raiva eh que quando eu escrevo eu demoro um ano pra escrever, as pessoas demoram uns segundos lendo, e fica tudo resolvido. seus textos eu seria capaz de ler vezes e vezes, e eh isso o que eu gosto neles.

segundamente, errar eh humano. e humano eh o ser que vive em sociedade. eu nao acredito em "sociedade", apesar de viver nela. e eu erro muito, e depois de errar erro de novo, na mesma coisa que me leva a errar sempre. algumas coisas que aprendo com os erros, mas nao aprendo a como nao errar mais.
ultimamente eu tenho errado muito, e vc sabe disso. obrigado pela ajuda que vc tem me dado.
e uma coisa mais soh. essa historia de aprender com o erro dos outros eh furada. como vc vai aprender algo em uma experiencia que vc nao viveu? ou entao eu sou muito burro, pq nem com meus erros eu aprendo as coisas.

Final Feliz disse...

Só uma coisa...
Erremos, e depois, erremos de novo, e se, ainda assim, a diversão não bastar, eremos de novo. E depois? Erremos mais uma vez, só pra garantir que a viajem seja longa. Percorrer o caminho sempre é mais divertido do que chegar...
=}

Final Feliz disse...

Viajar sempre ajuda...

ingrid layara disse...

Qual a diferença mesmo entre o certo e o errado???
As pessoas simplesmente julgam, sem querer entender todos os motivos.

Não importa. Nem tudo está certo, nem tudo está errado.
E eu tb não quero lições de moral no meu comments.

=D

Preste atenção nas lagartas,Rafaele.

Angélica disse...

Rafinha? eu errei, confesso! Devia ter ligado pra aproveitar mais ad férias com minha maiga querida, minha irmã!

xeru

Lua disse...

é verdade que apontamos os erros dos outros e pensamos nos nossos como pequenos deslizes desculpáveis.

mas aprender com os erros dos outros é realmente algo difícil. as situações são muito diferentes umas das outras, os erros de alguns podem não ser erros de outros.

nway,
é algo em que se pensar.. :)